Mundo

Vídeo: Mata coelho em direto na rádio. Saiba porquê

Em direto, um locutor de rádio, Asger Juhl, matou um pequeno coelho, num programa da dinamarquesa Radio24syv. O vídeo foi publicado na página oficial da rádio e gerou uma onda de protestos. Conheça as razões apresentadas por Juhl, que foi acerrimamente defendido pelos diretores da estação.

O caso começou por chocar a Dinamarca, mas depressa se espalhou pelo mundo, muito por mérito das redes sociais e dos órgãos de comunicação social, que deram eco a um ato hediondo.

Um locutor de rádio decidiu levar para o estúdio um pequeno coelho, que foi morto em direto e, mais tarde, cozinhado pelo próprio, em sua casa.

Asger Juhl, apresentador da rádio Radio24syv, está a ser fortemente criticado, assim como a estação que permitiu um ato brutal.

O locutor justificou a sua ação com o que considera ser uma “hipocrisia” dos defensores dos direitos dos animais: Asger Juhl acusa-os de envergar esta bandeira, ao mesmo tempo que compram carne nos supermercados.

O vídeo da morte do coelho foi publicado na página oficial daquela rádio do Facebook. E a rede social serviu de palco para repúdio.

Às criticas dos cibernautas, a rádio respondeu com um comunicado, garantindo que o coelho foi morto “seguindo indicações de um veterinário, para que não sofresse”.

O locutor foi defendido pelos diretores da rádio, para quem Asger Juhl “lançou um debate sobre os animais na Dinamarca”.

Mas os responsáveis foram mais longe. Em declarações à Sky News, o diretor da rádio, Jorgen Ramskov apresentou argumentos pouco sólidos, para justificar o injustificável.

“O coelho foi morto de uma forma decente. Teve uma vida decente”, disse Jorgen Ramskov.

“Nós temos uns animais com os quais nos importamos e outros de que não queremos saber. Um coelho é um animal que comemos, mas também é um animal com o qual nos preocupamos. Porque é que não nos preocupamos com um leitão, uma vitela ou um cordeiro?”, perguntou, citado pela revista Sábado.

Os diretores da rádio acham natural que se mate um coelho para comer e, por isso, não compreendem a ‘censura’. Mas fizeram-no para criticar quem o faz.

Certo é que as explicações, confusas, não satisfizeram ninguém e a Radio24syv está a ser alvo de diversas reações de protesto, nos canais oficiais na Internet.

Em baixo pode ver o vídeo com as justificações da rádio da Dinamarca. A morte do coelho não é, naturalmente, exibida.

Em destaque

Subir