TV

Vídeo: O Mannequin Challenge em Aleppo é com capacetes brancos e um ferido… real

Um grupo de capacetes brancos, uma milícia síria, fez um Mannequin Challenge em Aleppo, a cidade em guerra, com um ferido… que não estava a brincar.

O Mannequin Challenge é a moda do momento nas redes sociais e ninguém quer ficar indiferente, nem mesmo os capacetes brancos da Síria, os voluntários da organização Defesa Civil que chegou a ser apontada como candidata ao prémio Nobel da Paz.

Em Aleppo, a cidade que há anos vive sitiada e como palco da guerra civil, dois socorristas estavam a tirar uma vítima de debaixo dos escombros de um prédio arrasado à bomba e… congelaram para o Mannequin Challenge.

O mais surpreendente é que o ferido, com pedras em cima das pernas, também aparece quieto como uma estátua durante os segundos, voltando a agonizar logo que o desafio termina.

O que leva alguém às portas da morte, depois de ter ficado soterrado, a participar num Mannequin Challenge? As chefias dos capacetes brancos já emitiram um comunicado a explicar o vídeo, até porque este não demorou a levantar polémica.

“O vídeo e as publicações relacionadas foram gravados pelas RFS com voluntários da Defesa Civil Síria, na esperança de criar uma ligação entre o horror da Síria e o mundo exterior, usando o Manequin Challenge, que é viral. Foi um erro, uma falta de bom senso, e pedimos desculpa em nome dos voluntários envolvidos”, adiantava o texto da organização, citado pela CNN.

A RFS citada é a sigla das Forças Revolucionárias da Síria, um grupo de media sírio que apoia os rebeldes que contestam o regime de Bashar al-Assad.

Para este grupo, a polémica só surgiu porque o regime de Assad e a Rússia usaram o vídeo com o intuito de “distorcer factos e alterar as perceções”, criando uma ‘cortina de fumo’ para ocultar a guerra que nunca abandona Aleppo.

A RFS, que em julho aproveitou a febre global do jogo Pokémon Go para pedir ajuda para com as crianças sírias em risco, criticou a Rússia por não ter dúvidas sobre a veracidade deste vídeo quando contesta todos os outros apresentados pela organização.

Em destaque

Subir