Mundo

Vídeo: O maior túnel do mundo, com 57 quilómetros, inaugurado na Suíça

O maior túnel do mundo é inaugurado nesta quarta-feira, na Suíça. Serram-se as fronteiras na Europa, em São Gotardo, nos Alpes, aproximando Zurique e Milão. O Túnel de Gotardo tem 57 quilómetros e é o maior do mundo – 10 vezes maior do que o Túnel do Marão. Veja o vídeo.

A Europa supera uma barreira, com a inauguração do Túnel de Gotardo, uma gigantesca obra de engenharia que necessitou de 17 anos até ficar concluída.

O maior túnel ferroviário do mundo apresenta números incríveis. Desde os seus 57 quilómetros – cerca de 10 vezes mais do que os 5,6 quilómetros da infraestrutura do Marão.

O Túnel de Gotardo tem mais 3,2 quilómetros do que o de Seikan, no Japão, e mais  6,5 do que o Túnel da Mancha.

Esta infraestrutura da Suíça vem revolucionar o transporte de passageiros e de mercadorias, com benefícios ambientais, em virtude de um novo paradigma que afasta das estradas os camiões TIR.

Bastarão duas horas e meia para que os comboios de alta velocidade (que circularão a cerca de 160 quilómetros por hora, no caso de transporte de mercadorias, e a 250 no de passageiros) façam o percurso entre Zurique, na Suíça, e Milão, em Itália.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir