Mundo

Vídeo: Macron recebe Putin em Versalhes com terrorismo na agenda

Presidente da Rússia já chegou a Versalhes, onde era esperado por Emmanuel Macron. Vladimir Putin é o primeiro chefe de Estado a visitar o novo Presidente da França.

A importância do encontro é redobrada depois de, na recente cimeira da NATO, o líder russo ter sido alvo de fortes críticas por parte dos responsáveis ocidentais.
Putin chega a França cerca de meio ano após ter cancelado o encontro com Francois Hollande, em Paris, devido a declarações públicas do então Presidente francês sobre a Síria.

A guerra na Síria é apenas uma parte do grande assunto que domina a agenda do encontro. Macron e Putin vão debate uma estratégia conjunta contra o terror.

“É indispensável conversar com a Rússia, pois existem vários temas internacionais que não podem ser resolvidos sem o diálogo duro” com os russos, afirmou o Presidente francês, este sábado, à saída da reunião do G7.

“É óbvio que existe a necessidade de uma coordenação mais estreita. Apesar das sanções impostas por ambos os lados, os nossos laços económicos e comerciais não foram interrompidos”, acrescentou hoje Dmitry Peskov, o porta-voz do Kremlin, em declarações à agência estatal russa TASS.

Não é por acaso que o encontro entre os Presidentes da França e da Rússia decorre em Versalhes: está patente no Palácio uma grande exposição sobre a primeira viagem do Czar Pedro, o Grande à França, há 300 anos.

Em destaque

Subir