Ciência

Vídeo: LynLee, a bebé que ‘nasceu’ duas vezes

Durante a gravidez, Margaret Boemer foi a uma consulta de rotina, que lhe trouxe más notícias. Uma ecografia às 16 semanas permitiu detetar um tumor raro no feto, que obrigaria a uma cirurgia fecal. E assim esta bebé ‘nasceu’ duas vezes. Veja o vídeo.

A história da gravidez de Margaret é tudo menos normal. Uma ecografia trouxe um diagnóstico perturbador: o feto tinha um teratoma sacrococcígeo, um tipo de tumor raro, que se estava a desenvolver e que poderia determinar a morte.

“Os médicos viram algo na imagem da ecografia e disseram-se que algo de errado se passava e que o meu bebé tinha um teratoma sacrococcígeo. Foi assustador, porque nem sequer sabíamos o que significava aquela palavra tão grande”, conta Margaret.

Um teratoma sacrococcígeo é um tumor que se desenvolve no feto, na zona do cóccix. Apesar de raro, é um dos tumores mais facilmente detetáveis nos recém-nascidos, dada a sua localização, segundo explica o médico Darrell Cass, professor na Universidade de Medicina de Baylor.

Perante este quadro, esta mulher foi aconselhada a abortar. Mas rejeitou essa determinação, até porque na mesma gravidez já tinha perdido um dos fetos.

A alternativa seria uma cirurgia fetal, que levaria a que a bebé ‘nascesse’ duas vezes.

Numa altura em que Margaret Boemer estava grávida de 24 semanas – e em que o tumor tinha praticamente o tamanho do feto – foi feita uma delicada intervenção, que implicaria a retirada do feto, para remoção do tumor.

A intervenção durou cinco horas e quase terminou sem sucesso. A pequena LynLee perdeu ritmo cardíaco e só com medicação esse contratempo foi controlado.

Terminada a operação, o feto regressou para o útero, até que a gestação se concluísse. E assim a bebé ‘nasceu’ de novo.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir