Mundo

Vídeo: 33 leões resgatados de circos e colocados numa reserva natural

ONG resgata 33 leões de circos do Peru e da Colômbia, na América do Sul, e liberta os felinos numa reserva natural de Joanesburgo, na África do Sul. “Os animais eram maltratados e passavam fome. Saíram do inferno e foram para o paraíso”, diz Jam Creamer, presidente da Animal Defenders International, promotora da iniciativa.

Graças a uma ação promovida pela organização não-governamental Animal Defenders International, realizou-se a maior operação de sempre de transporte de leões em cativeiro.

Passavam fome, estavam em cativeiro, eram alvo de todo o tipo de violência. Estavam ao serviço de circos do Peru e da Colômbia, mas foram salvos e devolvidos a uma reserva natural da América do Sul.

A operação realizou-se ao longo de três dias. Os leões tiveram de ser sujeitos a uma longa viagem de avião e, depois, ainda submetidos a transporte terrestre, numa ação sem precedentes, em termos de dimensão de resgate de felinos.

“Os animais eram maltratados e passavam fome. Saíram do inferno e foram para o paraíso”, diz Jam Creamer, presidente da Animal Defenders International, promotora da iniciativa.

Depois de salvos, os 33 leões desembarcaram no Peru, na passada sexta-feira, e partiram com destino a Joanesburgo, África do Sul, onde aterraram no dia seguinte, após 15 horas de voo.

O resgate prosseguiu ontem, com dois camiões a transportarem os animais até uma reserva de 5000 hectares, chamada Emoya Big Cats Sanctuary.

Estima-se que esta operação tenha custado cerca de 8800 euros por cada leão. Muito pouco, tendo em vista os seus resultados.

Já na nova reserva, os animais começam a recuperar, não apenas em termos físicos, após anos de subnutrição, mas também psíquicos, já que as barreiras que limitam a sua liberdade se afastaram.

“Criámos uma ligação sentimental muito forte com eles, mas sabemos que a nossa missão é libertá-los. E nada nos dá mais alegria”, realça ainda Jam Creamer.

Veja a reportagem da Associated Press.

Em destaque

Subir