Cultura

Vídeo: “Livre-se de não vencer essa puta, que é o que o cancro é”

O escritor António Lobo Antunes recebeu o ‘Prémio Vida e Obra 2017’, entregue pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), na quarta-feira. O discurso de agradecimento, poderoso, ainda perdura e ameaça ganhar força nas redes sociais. Veja o vídeo.

António Lobo Antunes tem o dom da palavra, na escrita e na oralidade. Se a escrita é mais do que reconhecida – com mais um premio da SPA – a oralidade merece mais uma vénia com a mesma dimensão.

A escolha de palavras no discurso de agradecimento para este prémio foi brilhante. Depressa salta pelas memórias de infância, para os valores da reforma de um chefe de serviço de um hospital.

“Afinal, é possível viver dos livros, pelo menos no meu caso. Tinha vontade de dizer isso à minha mãe, se ela cá estivesse. ‘Está a ver? Se eu tivesse sido só médico estaria agora a vender pensos rápidos’”, referiu, no mesmo discurso, arrancando risos contidos, gargalhadas até, e provocando reflexões profundas.

O escritor salta de tema em tema dominando as palavras com mestria. Recorda episódios com o pai e lembra-se do senhor Barata, que encontra todos os dias, no local onde almoça.

“Bom, o senhor Barata tem um cancro. Não o esconde e está a ver-me, neste momento. Porque eu disse-lhe ‘logo à noite vá à televisão e eu quando for embora faço-lhe adeus’. E foi extraordinária a mudança na cara dele”, relata o escritor.

O senhor Barata perdeu as rugas. Ficou feliz com a promessa de um simples gesto, de uma memória, de um sinal de amizade profunda.

“Senhor Barata, livre-se de não vencer essa puta, que é o que o cancro é. Livre-se”, concluiu.

António Lobo Antunes disse adeus ao senhor Barata e saiu do palco, certamente a recordar o irmão, o neurocirurgião João Lobo Antunes, que perdeu a vida aos 72 anos, após uma luta perdida contra um cancro.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir