Ciência

Vídeo: ‘La Gran Ola’, o documentário que aborda o iminente tsunami em Portugal e Espanha

Um documentário chamado ‘La Gran Ola’, que conta com a participação de diversos especialistas em oceanografia, portugueses e espanhóis, dá como certa a ocorrência de um tsunami, que varrerá a Península Ibérica. “A pergunta não é ‘vai haver um tsunami?’. A pergunta é ‘quando irá ocorrer um tsunami'”, afirma Begoña Pérez, responsável máxima pela Divisão de Oceanografia dos portos de Espanha. Veja o vídeo.

Em Espanha e Portugal, nunca se abordou, com profundidade, o tema da possível ocorrência de um tsunami. E se acontecer? Estaremos preparados? Begoña Pérez não coloca a questão no campo das hipóteses. Esse desastre irá ocorrer, só não se sabe quando.

Se os especialistas em oceanografia e sismologia estão preocupados, a verdade é que o assunto não consta da agenda de quem teria responsabilidade para prevenir os efeitos de um tsunami. “Os políticos sabem que há risco sísmico e sabem que ele pode ser reduzido. Mas não fazem nada”, afirma o professor Mário Lopes, do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

“Para alguns países a vida humana tem valor, mas para outros a vida humana não vale nada”, acrescenta Aníbal Costa, presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, que também participa, com o seu conhecimento, neste documentário.

O assunto é incómodo e gera desconforto na indústria do turismo.

“No Golfo de Cadiz existem várias falhas que podem gerar grandes sismos em qualquer altura”, acrescenta Luís Matias, investigador de Instituto Dom Luiz, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que se dedica a esta temática.

Veja o trailer de ‘La Gran Ola’ [A Grande Onda], um documentário realizado por Fernando Arroyo, que reúne cerca de 40 testemunhos de especialistas. A estreia nos cinemas está marcada para maio.

Em destaque

Subir