Mundo

Vídeo: Jornalista expulso e agredido em comício de Marine Le Pen

O jornalista Paul Larrouturou, da estação francesa F1, foi expulso pelos seguranças de Marine Le Pen, durante um comício da Frente Nacional.

Enquanto a candidata às eleições francesas visitava um evento dedicado a empreendedores, um repórter de um programa satírico foi impedido de fazer perguntas à política e acabou expulso.

O repórter do programa Quotidien queria confrontar a líder da Frente Nacional sobre a questão dos empregos fictícios do partido, no Parlamento Europeu.

Foi aí que os seguranças de Le Pen intervieram e agarraram o jornalista, que foi escoltado até ao exterior, juntamente com o repórter de imagem.

Paul Larrouturou não desistiu do seu objetivo e forçou a entrada, alegando que trazia consigo a devida acreditação de imprensa. Mas foi definitivamente expulso, numa troca de palavras e encontrões.

“Estou acreditado, vocês não podem impedir-me de fazer uma pergunta a Le Pen”

De nada valeram os gritos do jornalista, que foi acusado de ter agredido um agente policial. No programa, Larrouturou comentou o episódio e levantou a questão legal de uma empresa de segurança privada ter a autoridade de coordenar eventos de uma organização política.

O partido da Frente Nacional respondeu à acusação, explicando que o comício foi vigiado por “dois agentes da polícia, que pediram para afastar os dois indivíduos provocadores”.

Este já é o segundo episódio semelhante com o jornalista e o partido de Marine Le Pen, depois de, em 2005, ter sido agredido com um guarda-chuva no decorrer da reportagem por parte de militantes do partido.

Veja o vídeo:

Isto costuma acontecer na noite. Mas de facto está escuro.

Publicado por Salvador Martinha em Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2017

Em destaque

Subir