Mundo

Vídeo: Incêndios da Califórnia queimam quintas de… marijuana

Várias quintas de marijuana foram destruídas pelos incêndios que grassam na Califórnia, um dos estados que permite o uso da canábis com fins recreativos.

A venda só será permitida a partir de janeiro de 2018 (o consumo recreativo é legal desde 2016), mas vários investidores tinham já uma produção avançada, no chamado Triângulo Esmeralda, no condado de Mendocino.

O maior drama destes agricultores é não poderem ativar o seguro. A venda da marijuana é legal na Califórnia (embora só a partir de 2018), mas proibida pelas leis federais dos EUA. Com base nisso, nenhuma seguradora aceita proteger as colheitas.

“Nem sequer podemos ter um seguro”, lamentou a diretora da Associação dos Industriais de Canábis de Mendocino, Nikki Lastreto: “Os produtores até podem ter seguro para a casa, mas não conseguem fazer para as colheitas”.

Um dos investidores, Derek Peterson, assegura que os produtores de canábis da Califórnia investiram mais de cinco milhões de dólares em instalações e mais de três milhões no cultivo. Um avultado investimento que agora ardeu, literalmente.

“Quem perdeu as quintas nestes incêndios não tem onde pedir ajuda”, acrescentou Peterson: “Não há qualquer mecanismo para compensar estas perdas”.

Os incêndios na Califórnia provocaram, de acordo com o balanço mais recente, 29 mortos.

Mais de 170 mil hectares de terreno foram consumidos pelas chamas.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=XR2A97DBUM96

Em destaque

Subir