Nas Redes

Vídeo: A imagem de Eusébio apareceu no fumo das claques no Estádio da Luz?

Os apaixonados pelo oculto estão a tornar viral um vídeo criado no Estádio da Luz, em que alegadamente se vislumbra no fumo das claques um rosto de Eusébio. O Rei será sempre omnipresente, sobretudo no reino do Benfica, mas há uma explicação para o fenómeno. E não há nada de paranormal. Veja o vídeo.

O leitor que acredita no oculto vai dizer que vê uma imagem de Eusébio, debaixo do monitor do estádio, ao minuto 2m18s, ou ao minuto 2m24s. O leitor cético dirá que está tudo louco. Ambos estão enganados. E nós ajudamos a decifrar o enigma.

Há um vídeo que se tornou viral, nas redes sociais, transformado em espécie de desafio – uma espécie de ‘vê se descobres a aparição de Eusébio’.

Uma nota: o vídeo criado aquando da receção ao Sporting não tem qualquer montagem. E há dois momentos em que, de  facto, é possível conduzir o nosso cérebro até à criação de dois rostos.

A ciência ajuda-nos a desmistificar o episódio.

Já ouviu falar da pareidolia? É um fenómeno psicológico que leva o nosso cérebro a transformar formas aleatórias em rostos, por exemplo, ou algo que nos é familiar. Quantas vezes viu nas nuvens objetos do quotidiano?

O astrónomo Carl Sagan avançou com uma explicação, no livro ‘O Mundo Assombrado pelos Demónios’.

“O mecanismo de reconhecimento de padrões nos nossos cérebros é tão eficiente em descobrir um rosto no meio de outros pormenores que às vezes vemos rostos onde eles não existem. Reunimos pedaços desconectados de luz e sombra e, inconscientemente, tentamos ver uma face”, salienta.

É o que sucede neste vídeo. Se vir um rosto parecido com o de Eusébio, a culpa é do seu cérebro.

Veja o vídeo:

fumo_eusebio_600

Em destaque

Subir