Mundo

Vídeo: Ikea recria a casa de uma família de refugiados da Síria

Os clientes da Ikea em Slependen, na Noruega, foram surpreendidos com uma das mais profundas campanhas da loja sueca. Em parceria com a Cruz Vermelha, recriou uma casa de uma família de refugiados síria. E os clientes que procuravam conforto para os seus lares sentiram o desconforto de uma realidade cruel. Veja o vídeo.

A Ikea realizou uma das mais poderosas campanhas de angariação de fundos, em parceria com a Cruz Vermelha da Noruega e com o apoio de uma agência publicitária.

Dentro de uma das suas lojas naquele país, construiu um espaço, com 25 metros quadrados, que recria uma casa da Síria, o lar dos refugiados e de milhares de famílias que sobrevivem à guerra.

Os responsáveis pela multinacional sueca criaram um choque de sentimentos, em clientes que procuravam soluções de conforto para as suas próprias casas.

O espaço é uma réplica perfeita de uma casa de Damasco, onde mora uma mulher, Rana, e a sua família composta por nove elementos.

casa_refugiado_ikea_1_700casa_refugiado_ikea_700

Perante o espaço chamado ‘25 m2 of Syria’, os clientes sentiram desconforto. De forma propositada, pela primeira vez numa loja da Ikea. E foram convidados a contribuir para a causa das vítimas da guerra da Síria.

“Quando tivemos de fugir à procura de segurança, não tínhamos dinheiro suficiente para alugar um lugar maior. Não temos dinheiro para comprar colchões e cobertores, ou roupas para as crianças”, confessa Rana.

Cada móvel ou peça também apresenta as conhecidas etiquetas da Ikea, onde estão as referências dos bens e o preço. Só que desta vez os clientes são confrontados com histórias de sírios, a escassez de bens essenciais que enfrentam, a falta de água e alimentos.

Os clientes recebem também instruções para apoiar financeiramente esta causa, com doações.

casa_refugiado_ikea_5_700

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir