Mundo

Vídeo: Idosa pinta grafito em protesto pacifista e acaba na prisão

Louise Schneide, uma mulher de 86 anos, membro de um grupo pacifista, pintou um grafito com a frase “dinheiro para armas mata”. O protesto, numa parede do Banco Nacional Suíço, levou à detenção da mulher. Veja o vídeo.

A idosa foi libertada nesta terça-feira, depois de detida por vandalismo. Em causa, um protesto na cidade de Berna, nas paredes do Banco Nacional Suíço, considerado pelos manifestantes como o símbolo do financiamento do Estado aos vendedores de armamento.

Louise Schneide faz parte de uma associação pacifista, chamada ‘Grupo para uma Suíça Livre de Armas’, e participou nesta iniciativa.

Só que os grafiti em instituições públicas são considerados atos de vandalismo, pelo que a idosa foi detida.

O objetivo era sensibilizar a opinião pública para o negócio do armamento e denunciar o envolvimento estatal – a Suíça é um dos países que mais armas exportam, numa análise per capita, de acordo com informações do Instituto Internacional de Investigação da Paz de Estocolmo.

A detenção da idosa veio, no entanto, dar mediatismo a esta iniciativa, que pretende angariar 100 mil assinaturas para uma petição, que obrigará o país a fazer um referendo que vise proibir o financiamento estatal a esta indústria.

Veja o vídeo:

Louise Schneider besprayt die Nationalbank!

Louise hat unterschrieben. Und du? https://wecollect.ch/de/campaign/kriegsgeschaefte/

Publicado por GSoA – Gruppe für eine Schweiz ohne Armee em Terça-feira, 11 de Abril de 2017

Em destaque

Subir