Nas Notícias

Vídeo: Houve “interferência externa” na explosão de gasoduto, insiste Avakov

gasoduto explode A explosão que atingiu um dos gasodutos da Ucrânia, ontem, foi provocado por “interferência externa”. O ministro do Interior insistiu na tese da “sabotagem russa” e revelou que “o artefacto explosivo foi colocado sob um bloco de cimento de sustentação”.

O Governo da Ucrânia tem cada vez menos dúvidas de que houve mão criminosa na explosão, ontem, de um dos gasodutos que ‘alimenta’ a União Europeia, na região de Poltava.

Depois de ontem ter admitido a possibilidade de se tratar de “uma sabotagem russa”, o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, foi ainda mais longe: apresentou um relatório que refere um “artefacto explosivo” como a causa de “duas explosões.

“Presumimos que o artefacto explosivo foi colocado sob um bloco de cimento de sustentação do gasouto e que houve duas explosões”, salienta o texto do documento, que refere ainda uma acusação implícita à Rússia: “nós estamos a estudar as circunstâncias [do incidente] e a interferência externa é a principal causa que estamos a analisar”.

Durante a resposta à explosão do gasoduto de Urengoi-Pomary-Ujgorod, que não abastece a Ucrânia (tem origem na Sibéria e destina-se ao transporte de combustível para vários países da União Europeia), as equipas de emergência tinham adiantado como hipóteses uma fuga ou uma despressurização de uma junta de vedação.

A explosão, que não provocou vítimas nem afetou o fornecimento de combustível à Europa, ocorreu um dia depois da Rússia ter anunciado que vai cortar o fornecimento de gás à Ucrânia.

https://www.youtube.com/watch?v=bKHog92GhwM

Em destaque

Subir