Mundo

Vídeo: Hoje é sexta-feira 13, o dia do azar. Mas de onde surge esta crença?

Hoje é sexta-feira 13. Uma data que assusta muitos e que tem em nós um significado misterioso e assustador. Mas o que sabemos acerca deste dia?

“Sexta-feira 13 é o dia do azar”, todos nós já ouvimos ou já dissemos algo parecido com esta frase. Existe até quem tenha uma fobia com o número 13, denominando-se por triscaidecafobia.

Este número tem si muitos significados e simbologias. Mas vamos começar pelo início.

Na superstição ocidental, a maior parte das pessoas acreditam que a sexta-feira 13 passou a ser um dia ligado ao azar durante a Idade Média ou que as suas raízes estão na Bíblia.

Os fundamentos religiosos devem-se à última ceia e à crucificação de Jesus. Durante a última ceia estiveram 13 pessoas, sendo Judas o 13.º e a morte de Jesus foi numa sexta-feira.

Historiadores religiosos também acham que poderá ter tido início no dia em que Eva comeu a maçã da Árvore do Conhecimento ou quando o grande dilúvio aconteceu.

Mas há também quem afirme que a superstição começou devido a um evento histórico, segundo o ‘Be Lifestyle’. No dia 13 de outubro de 1307, numa sexta-feira, vários Templários foram capturados e torturados em França.

O escritor e filósofo Geoffrey Chaucer, no século XIV, mencionou no seu livro ‘Os Contos de Cantuária’ que a sexta-feira era um dia de má sorte. Mesmo assim, foi só a partir do século XIX que a sexta-feira 13 foi considerada popularmente como um dia de má sorte.

No entanto, são vários aqueles que já se aproveitaram da superstição que ronda este dia para o seu proveito. Em 1907, Thomas Lawson, um empreendedor norte-americano, lançou o livro ‘Sexta-feira Treze’, no qual um corretor de bolsa tirou proveito desta superstição para espalhar o pânico e caos em Wall Street, precisamente numa sexta-feira 13.

E são muitas as origens possíveis para esta superstição, que continua a criar em nós aquele ligeiro pânico e que nos faz ficar sensivelmente mais atentos neste dia. Por agora, resta-nos saber como conviver com esta superstição, enquanto a verdadeira história deste dia continua num mistério.

Por enquanto foque-se que por hoje ser sexta-feira, isso quer dizer que o fim-de-semana começa amanhã, sinónimo de descanso.

Mas o que poderia acontecer assim tão de mau neste dia? O jornal ‘Metro’ decidiu reunir alguns dos piores eventos que aconteceram numa sexta-feira 13.

Em 2012, o navio cruzeiro Costa Concordia afundou-se nesse dia, na costa italiana, provocando a morte a 30 pessoas.

Em 1989, deu-se o ‘crash’ da IBM. Um vírus fez com que os computadores da IBM no Reino Unido fossem abaixo. Isto aconteceu numa altura em que não existia o backup, pelo que muitos dados foram perdidos e muitos negócios perderam informações importantes.

Em setembro de 1940, os nazis largaram uma bomba diretamente no Palácio de Buckingham, em Londres. Os meios de comunicação da altura contaram que nesse preciso momento a Rainha estava a tomar um chá.

O rapper Tupac morreu numa sexta-feira 13 em 1996, na sequência de vários tiros.

Kitty Genovese, uma gerente de um bar, foi esfaqueada várias vezes por um estranho, em 1964. Cerca de 38 pessoas assistiram ao ataque e ninguém reagiu.

Em destaque

Subir