Cultura

Vídeo: HBO provoca Vaticano com o Papa Jude Law

Jude Law é o mais recente ator a passar do cinema para a televisão, assumindo a pele de Pio XIII em ‘O jovem Papa’, a série da HBO que promete irritar o Vaticano.

Composta por dez episódios, a série acompanha a ascensão do cardeal norte-americano Lenny Belardo até se tornar no mais jovem Papa da Igreja Católica, Pio XIII.

‘O jovem Papa’, cujo trailer foi lançado em pleno Festival de Cinema de Veneza (em Itália, ali bem perto do Vaticano…), é realizado por Paolo Sorrentino, o realizador italiano que em 2014 ganhou o Óscar de melhor filme estrangeiro por ‘La grande bellezza’.

A trama, ficcionada, envolve dilemas morais e vícios (como o tabaco), tendo todas as condições para provocar o Vaticano.

Nada que assuste Sorentino: “Isso será problema do Vaticano,não meu. Nem sequer considero que seja um problema. Se virem até ao fim vão perceber que é uma obra que entra pelo mundo deles com curiosidade e honestidade, sem qualquer desejo de provocar. Não é uma montra de preconceito ou intolerância, apenas a curiosidade de, nas limitações inerentes a dez episódios, conhecer as contradições e dificuldades e também os aspectos fascinantes do clero”.

Jude Law é que não quis perder a oportunidade de interpretar… um ator: “O melhor deste trabalho foi interpretar uma personagem com várias camadas, pois, de certa forma, o [cardeal] Lenny estava a interpretar o papel de Papa”.

‘O jovem Papa’ vai estrear em Portugal no canal TV Séries em novembro.

Em destaque

Subir