Ciência

Vídeo: Há um concurso para dançar a tese de doutoramento

As teses, por norma, são a parte mais aborrecida do percurso universitário, mas não tem de ser sempre assim. Há um concurso em que os alunos do doutoramento têm de apresentar a tese como se fosse uma dança. Este ano, venceu Florence Metz, da Universidade de Berna.

O concurso ‘Dance Your Ph.D.’ é aberto aos estudantes universitários que estejam a tirar o grau de Ph.D., um título comum nos países anglófonos que por cá terá correspondência no doutoramento, o mais alto grau académica (depois da licenciatura e do mestrado).

Florence Metz, estudante na Universidade de Berna (Suíça), venceu a edição deste ano com uma coreografia que estudava a forma como cientistas, ‘lobbyistas’, agricultores e ativistas ambientais se relacionam com as políticas de conservação e uso da água em locais onde ela é escassa.

Daí que a dança comece os ambientalistas a tentarem proteger o aquário das descargas de hip hop (agricultura) e house (indústria).

Ao ritmo da salsa, o Estado e os grupos políticos entram no baile.

A mistura dos vários estilos de dança reflete a forma como os diversos agentes encaram as políticas ambientais e de conservação da água.

Para além de se divertir a dançar, Florence Metz, a oitava vencedora do ‘Dance Your Ph.D.’, ganhou um prémio monetário de 1000 dólares e uma visita à Universidade de Stanford.

Em destaque

Subir