Nas Notícias

Vídeo: Guerra pelo controlo de Donetsk chega às áreas residenciais

donetsk A investida do exército da Ucrânia para retomar o controlo do aeroporto de Donetsk levou as colunas militares das milícias pró-russas a atravessar as zonas residenciais, na tentativa de reforçar as barricadas. Os tiroteios, como neste vídeo, são cada vez mais comuns.

A região de Donetsk, na Ucrânia, está em guerra civil. O exército do país investiu para recuperar o controlo do aeroporto da cidade, o que levou as milícias pró-russas a atravessar, em colunas militares, as zonas residenciais.

Os rebeldes separatistas foram obrigados a recuar depois de, na batalha pelo aeroporto, terem perdido pelo menos 50 militares. A ordem é para agrupar nas barricadas, erguidas com sacos de areia e pneus nas estradas de acesso ao aeroporto de Donetsk.

Estas movimentações obrigam os civis a manterem-se em permanente estado de alerta. São cada vez mais os episódios pontuais como o demonstrado neste vídeo: um tiroteio junto a uma paragem de autocarros, no centro da cidade.

Um residente, citado sem identificação pela Euronews, adiantou que a maioria da população tem procurado refúgio em caves, com medo que o exército ucraniano, depois de recuperar o controlo do aeroporto, avance para a cidade.

“É impossível não ficar preocupado quando da varanda se veem aviões militares a passar o tempo todo”, acrescentou outro habitante, também não identificado.

Enquanto os locais procuram refúgio, os quatro observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) que foram dados como desaparecidos continuam com paradeiro desconhecido.

https://www.youtube.com/watch?v=3vJcxabc1K4

Em destaque

Subir