Ciência

Vídeo: Grande Barreira de Coral em risco de extinção

A Grande Barreira de Coral na Austrália é património da Humanidade e a casa de 400 tipos de corais, 400 variedades de moluscos e de 1500 espécies de peixes. Contudo, o maior sistema de corais do mundo está ameaçado com uma morte em grandes escalas. Mesmo que recupere no prazo de uma década, o ecossistema poderá nunca mais ser o mesmo.

Uma das principais ameaças é o branqueamento dos corais, que foi impulsionado pelo aumento das temperaturas médias dos oceanos, tendo chegado ao ecossistema, que se estende por mais de 2300 quilómetros na costa leste australiana, em 1990.

“É cada vez menos provável que os recifes recuperem completamente e regressem ao estado em que estavam antes do branqueamento em massa que começou no fim do século passado”, disse o biólogo Sean Connolly, da Universidade James Cook, à agência espanhola Efe.

No entanto, poderá ocorrer uma recuperação parcial no prazo de 10 anos, caso não se registem outros fenómenos fatais para os corais, como doenças ou ciclones, segundo o biólogo.

O branqueamento é originado pelo aumento da temperatura da água, que obriga os corais a expulsar algas microscópicas, zooxanthellae, que vivem em harmonia nos tecidos dos corais e que lhes proporcionam alimento pela fotossíntese. Com o aumento constante das temperaturas dos oceanos, os corais não têm tempo para recuperar.

Em 2016, este fenómeno eliminou cerca de 22 por cento dos corais da Grande Barreira, numa faixa de 700 quilómetros a norte de Port Douglas, uma cidade localizada na costa nordeste australiana.

O ecossistema esteve para ser considerado património mundial ameaçado, mas o governo australiano responsabilizou-se pela sua recuperação até 2050.

“O aquecimento global é a ameaça número um à Grande Barreira. O branqueamento de 2016 reforça a necessidade urgente de limitar as alterações climáticas, como concordaram os líderes mundiais na Cimeira de Paris”, declarações de David Wachenfeld, biólogo marinho e responsável pela entidade que gere o parque da Grande Barreira, à agência Efe.

Confira aqui os vídeos que explicam a ameaça que a Grande Barreira está a enfrentar:

Em destaque

Subir