TV

Vídeo: Fotógrafo larga a câmera para socorrer menino durante bombardeamento

A imagem da guerra na Síria do momento envolve um fotojornalista num papel diferente. Abd Alkader Habak largou a câmera para salvar quantas crianças pudesse, durante um bombardeamento na cidade de Aleppo.

As fotografias feitas por um colega, Muhammad Alrageb, mostram o fotojornalista sírio Abd Alkader Habak a ajudar os feridos após um ataque com um carro-bomba ter provocado 126 mortos, mais de metade crianças.

Nas duas imagens mais virais nas redes sociais, Habak corre com uma criança ao colo e noutra chora, ajoelhado, ao lado do corpo queimado de outra criança.

“Diziam-me que não valia a pena, que já tinha morrido, mas vi que ele ainda estava a respirar”, recorda o fotojornalista, em declarações à CNN: “Carreguei-o nos braços e saí correndo em direção à ambulância. Ele agarrou a minha mão com força e olhou-me nos olhos. Não sei se ele sobreviveu, eu fiz o que pude. Só sei que ele foi levado ao hospital”.

O próprio Habak foi vítima da explosão, tendo ficado inconsciente. As imagens que viu quando recuperou o sentido eram mais fortes do que o dever profissional: “Era uma cena horrível, especialmente ao ver crianças a chorar e a morrer à minha frente. Decidi, junto com os meus colegas, que iríamos pousar as máquinas e começar a resgatar os feridos”.

 

Muhammad Alrageb também participou no socorro, mas rapidamente pegou na máquina para documentar a realidade de Aleppo: “Eu queria filmar tudo para garantir que alguém seria responsabilizado. Fiquei orgulhoso por ver um jornalista mais novo a salvar vidas”.

Em destaque

Subir