Ciência

Vídeo: Estrela do mar torna-se numa ameaça à escala global

Uma espécie de estrela do mar é tão deslumbrante como… gulosa. A acanthaster planci devora até dez metros quadrados de coral por ano, um apetite insaciável que a transforma numa ameaça à escala global.

O perigo é confirmado por um estudo científico realizado por Ken Baughman,investigador do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, no Japão.

“É um dos poucos animais que pode comer corais”, alerta o cientista que explora o genoma desta estrela do mar: “O coral é mesmo a base da alimentação desta espécie”.

A acanthaster planci, cujo nome popular é coroa de espinhos, foi avistada pela primeira vez ao largo de Onna, uma localidade na costa da ilha de Okinawa. Porém, nos últimos anos proliferou de tal forma que se tornou numa ameaça ecológica à escala global.

Com comunidades que chegam a ter 150.000 exemplares por quilómetro quadrado, a coroa de espinhos está a devorar “entre 37 a 99 por cento do coral vivo”, alerta Ken Baughman.

Daí a importância do sequenciamento genético da acanthaster planci, insiste o cientista: “É como um manual de instruções para construirmos uma estrela do mar, o que nos permite compreender melhor a sua biologia. Não é como se um dia uma estrela do mar despertasse e dissesse ‘Ei, pessoal, vamos ali destruir um recife”.

Para agravar o risco, trata-se de uma espécie com alta taxa de fecundidade, que vai aumentando consonante o tamanho da estrela do mar: uma com 30 centímetros de diâmetro transporta cerca de 15 milhões de ovos, mas uma de 50 centímetros pode passar dos 120 milhões de ovos.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=43NM3GK1N62S

Em destaque

Subir