País

Vídeo: Estacionaram na passadeira e o Salvador fê-los pensar

Estacionamento_Passeio_900É um dos seis em cada 10 condutores que estacionam o carro nas passadeiras e passeios? Este vídeo, com o título ‘5 minutos fazem a diferença’, vai colocá-lo fora desta estatística.

Um vídeo da Associação Salvador, gravado em Lisboa, pretende sensibilizar os condutores para os efeitos que o estacionamento em passeios provoca, sobretudo em pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com o vídeo, seis em cada 10 condutores assumem que por vezes estacionam naqueles locais de travessia por parte de peões. E se contornar um automóvel já é incómodo para quem não tem qualquer limitação física, não é difícil perceber que, em cadeira de rodas, o problema agrava-se.

E foi este o ponto de partida para os autores desta campanha, na capital portuguesa. E bastou uma pequena mostra do que sucede em Lisboa, com aqueles estacionamentos que demoram apenas cinco minutos, para levar a cabo a ação de sensibilização.

Os condutores infratores foram filmados. Enquanto abandonaram a viatura, foi colocado um bilhete, no vidro do automóvel. “Bati no seu automóvel”, pode ler-se, com um número de telemóvel.

Estabelece-se o contacto telefónico, porque há prejuízos a reclamar. Mas não. Não há prejuízos. Há uma tremenda surpresa. Quem aparece é Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador, tetraplégico desde os 11 anos.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir