Ciência

Este vídeo está a disseminar-se nas redes sociais após a polémica sobre a vacinação

Um vídeo de Sarah Klerin e Tom Mason, com narração do astrofísico Neil deGrasse Tyson, está a ganhar relevância nas redes sociais, em Portugal, em resultado da discussão em torno da vacinação. Veja esse registo, que aborda a Ciência, o poder nos EUA, e o dever das sociedades em respeitar verdades irrefutáveis.

“Termos pessoas que não sabem muito sobre Ciência e que ficam em estado de negação é a receita para o desmantelamento completo de uma democracia informada”.

A morte de uma adolescente de 17 anos, vítima de sarampo, colocou a questão na agenda mediática. E surgem diferentes teorias, sobre o dever dos pais em vacinar os filhos e o alegado direito dos progenitores em não vaciná-los.

O assunto é polémico e tem suscitado reportagens onde alguns pais assumem que não vacinaram os filhos por opção. E mantêm essa posição, apesar da morte da adolescente, neste caso de sarampo.

E é neste âmbito que se está a disseminar um vídeo, sobre Ciência, sobre política, sobre os direitos a colocar o conhecimento adquirido em causa, para rebater uma teoria polémica de Mike Pence, atual vice-presidente de Donald Trump: “Exijamos que os educadores norte-americanos ensinem a evolução não como facto, mas como uma teoria”.

O astrofísico Neil deGrasse Tyson discorda e teme que esta visão provoque um recuo, em questões essenciais centrais, desde as alterações climáticas, à saúde.

O vídeo foi partilhado ontem por Neil deGrasse Tyson, o narrador deste registo, e tornou-se viral. Em solo luso, está a servir de suporte a quem defende (e bem) a vacinação obrigatória.

“Isto não é para brincar. Não é algo que nos permita dizer: ‘Eu opto por não acreditar na Teoria da Relatividade’. Não temos essa opção. Quando existe uma verdade científica estabelecida, ela é verdadeira – quer se acredite, ou não se acredite nela”, afirma Neil deGrasse Tyson.

Veja o vídeo.

Science In America

Dear Facebook UniverseI offer this four-minute video on "Science in America" containing what may be the most important words I have ever spoken.As always, but especially these days, keep looking up.—Neil deGrasse Tyson

Publicado por Neil deGrasse Tyson em Quarta-feira, 19 de Abril de 2017

Em destaque

Subir