Nas Notícias

Vídeo: Erupção do vulcão Chaparrastique, em El Salvador, obriga a evacuar 2000 pessoas

chaparrastique O Chaparrastique acordou ontem, passados 37 anos desde a última erupção, e obrigou as autoridades de El Salvador a evacuarem cerca de 2000 pessoas. Durante mais de duas horas, o vulcão expeliu uma nuvem de gases e cinzas que chegou aos cinco quilómetros de altitude.

O vulcão Chaparrastique, também conhecido como San Miguel, acordou ontem. Foi a primeira erupção desde 1976 do mais ativo dos 23 vulcões de El Salvador, mas a evacuação de cerca de 2000 pessoas evitou que se registasse qualquer vítima mortal.

Por volta das 16h30 em Portugal continental, o Chaparrastique, cuja boca se encontra nos 2300 metros de altitude, começou a expelir gases e cinzas. A erupção durou cerca de duas horas e meia e formou uma nuvem que atingiu os cinco quilómetros de altitude, obrigando as autoridades de El Salvador a suspender o tráfego aéreo.

Foi o próprio Presidente do país, Mauricio Funes, a avisar a população para a iminência, nos primeiros dias da semana, serem registados episódios de atividade sísmica. Jorge Melendez, diretor da Proteção Civil, acrescentou que a nuvem de gases e cinzas poderá ser levada pelo vento até à capital das Honduras, Tegucigalpa.

https://www.youtube.com/watch?v= pd0TEavUE-M

Em destaque

Subir