Mundo

Vídeo: Emirados Árabes Unidos querem deslocar icebergue gigante da Antártida

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) pretendem rebocar um icebergue gigante da Antártida para o país. A ‘National Advisor Bureau Limited’ anunciou que o objetivo é combater a falta de água potável e a seca naquela região. Veja o vídeo.

O projeto, que deverá começar no próximo ano, pretende deslocar grandes blocos de gelo para a costa do emirado de Fujairah, a cerca de 12 500 quilómetros da Antártida, para que exista uma fonte de água doce e potável nesta zona.

Icebergues na costa dos EAU é algo anormal, pelo que o fluxo de curiosos deverá ser grande. Para além disso, irá contribuir para a criação de zonas verdes em todo o país, recuperando a biodiversidade.

“O nosso simulador prevê que vai demorar até um ano para rebocar um icebergue para os Emirados”, afirmou Abdullah Mohammada Sulaiman Al Sheh, diretor-executivo da empresa líder do projeto, à ‘Gulf News’.

Quando o icebergue estiver na costa de Fujairah, será partido em pequenos blocos, que quando derreterem serão processados, filtrados e guardados em tanques.

Em destaque

Subir