Tecnologia

Vídeo: Doodle do Dia das Bruxas com doçuras ou travessuras

O Google associa-se ao Halloween, Dia das Bruxas, com o doodle de hoje, a história de um fantasma solitário. Jinx quer amigos para ir bater às portas na noite das ‘doçuras ou travessuras’, mas nem sempre os planos lhe correm pelo melhor.

O Halloween tem tradição nos países anglo-saxónicos, sobretudo nos EUA, Canadá, Reino Unido e Irlanda, e tem origem em povos antigos, sendo que não existe informação sobre a data em que se começou a celebrar. Em Portugal, o Dia das Bruxas inspira cada vez mais pessoas.

Em termos etimológicos, pensa-se que o termo ‘Halloween’ resulta do facto de se festejar na noite sagrada (“hallow evening”, em Inglês), a partir do pôr do sol, entre 31 de outubro e 1 de novembro.

Nos países de língua oficial portuguesa, não se utiliza o termo “Halloween”, mas “Noite de Bruxas”.

Mas há mais teorias sobre o termo: a Igreja Católica tentou eliminar a festa pagã do Samhain, colocando algumas limitações à véspera do Dia de Todos os Santos.

E assim este dia, nos países de língua inglesa, foi chamado de “All Hallows’ Eve”.

Ao longo dos anos, Halloween foi adquirindo um caráter recreativo e propagou-se a outros países, entre os quais Portugal.

A noite das bruxas passou também a ser usada como trunfo para incentivar ao consumismo e é tema de festas em discotecas, ao mesmo tempo que provoca uma verdadeira corrida aos doces.

No entanto, nos Estados Unidos há verdadeiras loucuras: espetáculos luminosos e sonoros que mantém viva esta tradição secular, que ganha adeptos em Portugal.

Há quem considere este festejo um perfeito disparate, a celebração de uma festa pagã sem sentido…

Visão diferente tem a Google, que ano após ano tem assinalando o Halloween na sua página principal, com doodles divertidos, recorrendo a muita imaginação.

Em destaque

Subir