Nas Notícias

Vídeo: Documentário alemão sobre Lisboa conquista o mundo

Lisboa inspirou a Deutsche Welle para a realização de um documentário, ao som do fado, o cantar português. Percorrem-se as lojas, os pequenos prazeres, o vinho, o café, o bacalhau. Os costumes, os pregões, a dona Preciosa, a dona Olívia, o alfaiate, o Tejo, o mar. Um trabalho notável sobre a capital portuguesa, que conquistou o mundo. Veja o vídeo.

“Lisboa, a “Cidade Branca” portuguesa, é uma antiga e multifacetada urbe da Europa. Lisboa conheceu muitos períodos de prosperidade e sobreviveu a muitas crises”, pode ler-se, na apresentação da reportagem da cadeia alemã Deutsche Welle.

Este documentário conta a história da capital, passa pelo seu património, o material e o imaterial. Viaja até ao presente, desde o gigantesco terramoto de 1755, até ao detalhe de um azulejo, pela arte que resiste com a persistência de quem a preserva.

A gastronomia, com José Avilez como anfitrião, e a arte de Joana Vasconcelos são algumas das paragem nesta viagem lenta, ao ritmo determinado pelo elétrico, com a gentileza da guitarra portuguesa e a força da voz de Gisela João.

A reportagem não é só sobre Lisboa. É sobre Portugal.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir