Nas Redes

Vídeo: O dia em que Pinto da Costa não viu um soco de Jardel igual ao de Samaris

A agressão de Samaris a Diego Ivo transportou para a atualidade um vídeo de 2000, com Pinto da Costa como protagonista. Na altura, o dirigente portista tentava ilibar Jardel, que deu um soco a José Soares. O lance tem extremas semelhanças com o que envolve o grego do Benfica. Veja o vídeo.

As redes sociais são peritas em transportar para a atualidade factos arquivados no baú das memórias. Sobretudo dos tempos em que não existiam redes sociais. Desta vez, Pinto da Costa é a vítima das suas próprias palavras.

Corria o ano de 2000. Nessa altura, ainda não existia Facebook. Num programa de debate desportivo, Pinto da Costa analisava um lance em que Jardel dá um soco a José Soares.

O lance tem uma particularidade: as extremas semelhanças com o soco do benfiquista Samaris a Diego Ivo. Há apenas uma diferença: o brasileiro tentava disputar a bola, ao contrário do grego, que agride com o jogo parado. Mas esse ponto não estava em análise.

As imagens que Pinto da Costa comenta mostram Jardel a puxar o braço atrás e a atingir o adversário, só que a agressão – tal como sucede agora com Samaris – é ocultada pelo corpo do prevaricador.

O curioso é que Pinto da Costa insiste que não se vê soco nenhum.

Uma declaração curiosa do presidente portista: “Se eu der um soco, não há ninguém que fique impávido e sereno”.

Acontece que Diego Ivo fica impávido e sereno, após a agressão (evidente) de Samaris.

Este vídeo comprova a velha teoria de Pimenta Machado. No futebol, o que hoje é verdade amanhã é mentira”.

O vídeo recupera atualidade, porque permite perceber que a discussão sobre o futebol está inquinada.

E este exercício de viagem às memórias permite-nos colocar uma pergunta: como será o debate desportivo quando o vídeo-árbitro entrar em ação?

Veja as imagens:

Em destaque

Subir