TV

Vídeo: O dia em que Marcelo se enganou na análise ao Banif

Marcelo ainda estava sentado no lugar de comentador na TVI. O jornalista José Alberto Carvalho pergunta-lhe se “está preocupado com o estado da banca em Portugal”. A resposta passa a ser surpreendente, em virtude do caso-Banif. Veja o vídeo.

Como comentador, Marcelo mostrou-se tranquilo com a banca e até elogiou o governador do Banco de Portugal. Veja o vídeo.

A pergunta ao então comentador da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa, foi clara: “está preocupado com o estado da banca em Portugal?”.

Como é óbvio, na altura estávamos longe de saber o que iria ocorrer ao Banif e aos custos que a venda do banco acarretam para os contribuintes.

Mas a resposta de Marcelo – agora recordada e partilhada nas redes sociais por diversas pessoas ligadas à esquerda – não deixa de ser curiosa.

“Não estou, por duas razões. Genericamente, a banca portuguesa está blindada e segura. E não estou porque à frente do Banco de Portugal está uma pessoa, o governador, que – pela sua isenção, independência e pela forma como está atento aos acontecimentos – garante a sua segurança”, sustentou o professor.

O modo como o processo de resolução do BES foi gerido é chamado à discussão. “Isso é particularmente evidente no caso do BES”, reage José Alberto Carvalho.

O comentador concorda e vai mais longe: “Isso é evidente em todos os casos”.

E aqui Marcelo elogia o comportamento de Carlos Costa na gestão do processo do Banif.

“Foi evidente no caso do Banif, na recapitalização do BPI e do BCP. É uma coisa que vem de trás. Não se nota porque ele é discreto”, realça o então comentador, agora candidato a Belém.

Acontece que o governador do Banco de Portugal está agora no centro de uma polémica, com a esquerda a considerar que a instituição liderada por Carlos Costa foi negligente, na sua missão de supervisor.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir