Ciência

Vídeo: Descobertos os hieróglifos mais antigos do mundo

Uma equipa de arqueólogos descobriu os mais antigos hieróglifos do mundo, na antiga cidade de Elkab, no Egito. As inscrições terão cerca de 5200 anos.

Os achados maravilharam os investigadores da Universidade de Yale (EUA) e do Museu Real de Arte e História (Bélgica), num trabalho conjunto coordenado por John Coleman Darnell, professor de Egitologia na universidade norte-americana.

“Este recém-descoberto arqueossítio do rochedo de El-Khawy preserva algumas das mais antigas e maiores inscrições da época inicial da escrita em hieróglifos e fornece pistas sobre como os antigo egípcios inventaram uma forma de escrita única”, argumenta John Darnell.

Foram também descobertas as gravuras, feitas entre 4000 e 3500 a.C., de uma manada de elefantes que inclui um elefante dentro de outro. “É uma incrível e rara forma de representar uma fêmea grávida”, explica o arqueólogo e egiptólogo.

Um outro painel, feito por volta do ano 3250 a.C., mostra quatro sinais escritos da direita para a esquerda, tal como se escrevia no Antigo Egito, numa disposição semelhante à representação do ciclo solar. “São imagens que expressam uma autoridade divina sobre o cosmos”, acrescenta John Darnell.

“Não é a primeira vez que vemos estes hieróglifos, mas nunca encontrámos outros com uma escala tão impressionante. Estamos de falar de hieróglifos que medem, cada um, meio metro de altura, numa suporte com cerca de 70 centímetros de altura. O habitual é os sinais terem um ou dois centímetros”, destaca o investigador: “É como estarmos a escrever no computador e de repente mudarmos para um daqueles grandes painéis de publicidade nas autoestradas”.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=39MNO9MUUG62

Em destaque

Subir