Mundo

Vídeo: Deputada amamenta filha enquanto discursa no parlamento

Uma deputada islandesa fez um discurso no parlamento, nesta quarta-feira, enquanto amamentava a filha. O momento foi transmitido pela televisão, em direto. Unnur Bra Konradsdottir salienta que estava a fazer “a coisa mais natural do mundo”. Veja o vídeo.

Uma deputada a amamentar num parlamento não é caso único. Mas nunca uma mãe o fizera durante o uso da palavra.

A parlamentar do Partido da Independência fez a sua intervenção, mas estabeleceu prioridades. E não deixou para segundo plano aquela que é, afinal de contas, a sua missão maior.

Perante uma câmara de deputados e sob as câmaras de televisão, fez o seu discurso, enquanto amamentava a filha de seis semanas.

Unnur Bra Konradsdottir considerou, em declarações reproduzidas pela agência de notícias AFP, que teria sido pior se parasse de amamentar, uma vez que iria perturbar a tranquila bebé.

A Islândia até tem sido um país pioneiro na igualdade do género – recorde-se que a primeira chefe de Estado do mundo foi eleita em 1980, precisamente naquele país. Mas este foi um episódio sem par, mesmo num país exemplar.

Claro está que o facto de a deputada estar a amamentar durante o discurso colocou aquelas palavras para segundo plano. Mas trouxe outra ideia para plano cimeiro. E deu um exemplo ao mundo.

Eleita em 2009, Unnur Bra Konradsdottir mostrou que nem a maternidade impede de exercer um cargo público e defender uma causa.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir