Nas Notícias

Vídeo de Schettino a sair do Costa Concordia destrói teoria da queda

schettino fuga 400 Nesta quarta-feira foi divulgado um vídeo que mostra comandante Francesco Schettino a abandonar o Costa Concordia, para um barco salva-vidas. Segundo a imprensa italiana, cai por terra a teoria que Schettino apresentou em sua defesa: uma queda às águas, perto da ilha de Giglio. Nesta filmagem a que a imprensa italiana teve acesso, o comandante é visto aparentemente a falar ao telemóvel, junto a um grupo de pessoas que consegue concretizar a fuga. O vídeo mostra Schettino vestido de fato, pacientemente à espera de poder sair do navio. Há clareza quanto à falsa queda e a sugestão de que a fuga foi bem pensada. É possível também esclarecer algumas contradições no depoimento de Schettino.

O comandante não foi o primeiro a abandonar o navio e, já se sabia, também não foi o último. Mas um novo vídeo que acaba de ser divulgado pela imprensa de Itália mostra que a teoria da queda apresentada por Francesco Schettino, em tribunal, caiu por terra.

E caiu literalmente por terra. O comandante não caiu nas águas, como argumentou perante o juiz. Francesco Schettino é visto, neste vídeo, à espera da sua vez, junto a um barco salva-vidas, onde alguns passageiros conseguem ser resgatados, durante as missões de salvamento ao largo da ilha de Giglio.

Realce-se que Francesco Schettino ainda está a ser julgado, em Grosseto, onde é acusado da morte de 32 pessoas. Responde por crimes por homicídio, imprudência na manobra efetuada que provocou o naufrágio e também por abandono do navio.

Está sujeito a uma moldura penal que pode determinar uma pena de 20 anos de prisão.

O vídeo – que é claro quanto à falsa queda e sugere que a fuga foi bem pensada e concretizada – permite também esclarecer algumas contradições no depoimento de Schettino.

Veja as imagens:

O Costa Concordia naufragou junto à ilha de Giglio no dia 13 de janeiro de 2012, depois de embater numa rocha, em resultado de uma manobra mal calculada do comandante do navio. Seguiam a bordo 4000 passageiros, sendo que 32 perderam a vida.

Recentemente, foi divulgado outro vídeo onde se mostrava o cruzeiro a repousar no fundo das águas.

As imagens, da autoria de mergulhadores da polícia, exibidas pelo jornal italiano La Repubblica, mostraram uma realidade nunca vista do interior do Costa Concordia.

É um mundo submerso, quase fantasmagórico, parado no tempo, um cruzeiro de luxo de 290 metros de comprimento que bateu no fundo. Um vídeo de mais de oito minutos, com grande nitidez, onde alguns detalhes de decoração permanecem inalterados. Veja as imagens.

Em destaque

Subir