Mundo

Vídeo: Conheça o homem que venceu um deserto

Corria o ano de 1974. Yacouba Sawadogo assistia à seca em Sahel, entre o deserto do Saara e a savana do Sudão. Este agricultor do Burkina Faso decidiu fazer algo para travar a erosão do solo e o avanço dos terrenos áridos. Recorreu a uma técnica ancestral e tornou férteis terras desérticas. Veja o vídeo.

Yacouba Sawadogo é olhado como um herói. Sozinho, a partir de 1974, resolveu um problema que nem os investigadores e diversas organizações eram capazes de travar: o avanço do deserto.

A sobre-exploração daqueles terrenos, o excesso de pastagem e outros erros humanos levaram à erosão do solo e secagem neste país africano.

Embora diversos especialistas nacionais e internacionais tivessem tentado corrigir o problema, certo é que não foram capazes. Até que Yacouba arregaçou as mangas.

A partir de técnicas de reflorestamento e conservação do solo ancestrais, este agricultor transformou o deserto do norte do Burkina Faso em terras cultiváveis, num dos mais notáveis exemplos de combate à desertificação.

Chamado ‘Zai’, o método consiste em cavar buracos com cerca de 20 centímetros, onde são depositados excrementos de animais ao lado de sementes. Com as chuvas, as terras tornam-se quatro vezes mais férteis. Os buracos, graças a este método, conseguem reter a humidade e nutrientes, durante a estação seca.

Na altura, quando arrancou com a sua técnica, Yacouba Sawadogofoi gozado. Chamaram-no “louco”. Porém, 40 anos depois, tornou férteis e prontos para cultivo mais de três milhões de hectares de terras desérticas em oito regiões países do Sahel.

O Sahel é uma área com 5400 quilómetros de extensão, na África Subsariana, entre o deserto do Saara (a norte), a savana do Sudão (a sul), o oceano Atlântico (a oeste) e o Mar Vermelho (a leste).

Em Quahigouya, a capital de Yatenga, no norte de Burkina Faso, este agricultor já criou mais de 20 hectares de bosque, em duas décadas.

Em 2010, o galardoado realizador Mark Dodd criou um documentário sobre este homem, baseado nas experiências de Yacouba. Chamou ao documentário ‘O homem que travou o deserto’.

Veja as imagens.

Em destaque

Subir