Mundo

Vídeo: Conheça a ‘deusa da melanina’, a senegalesa que conquistou as redes sociais

Chama-se Khoudia Diop e é uma modelo senegalesa, que faz parte da campanha ‘The Colored Girl: Rebirth’ [A Mulher Negra: Renascimento’]. Trata-se de um projeto que tem como objetivo valorizar a beleza da mulher negra e que quebra as regras num mundo de preconceitos. Veja o vídeo.

Khoudia Diop conquistou as redes sociais, depois de divulgadas imagens de uma sessão fotográfica – no âmbito de um projeto de Victory Jones e Tori Elizabeth – que tem como finalidade valorizar a beleza da mulher negra.

Esta senegalesa apresenta um tom de pele que foge dos padrões estabelecidos na indústria da moda. E é uma mulher bela, quase única, símbolo de uma campanha onde emergem diversas mulheres com diferentes tons de pele.

Este projeto não se confina à beleza e estabelece um paralelo com questões raciais e com o próprio preconceito da indústria da moda, que determina que a mulher branca se imponha.

Khoudia Diop mostra que a cor é um detalhe e acabou por cativar as redes sociais mais do que outrsa modelos que participaram nesta campanha.

A razão está na cara: esta mulher é negra, mas muito mais negra do que qualquer uma das outras. E é bonita. Por isso foi carinhosamente batizada como “a Deusa da Melanima”.

Na sua conta no Instagram, onde partilha imagens das sessões fotográficas onde participa, Khoudia conta a sua história de vida e aos ataques raciais de que foi vítima, ao longo da sua vida.

Ataques baseados no tom de pele. “Fui atacada, chamaram-me todos os nomes, pensando que me atingiriam no meu ego. Mas querem saber de uma coisa? Amo todos os haters e nem sequer me importo com o que dizem de mim”, diz a modelo senegalesa.

Veja o vídeo com algumas modelos fora dos padrões, entre as quais Khoudia:

Em destaque

Subir