Nas Notícias

Vídeo: Conheça a onda lusa ‘Gasoline’ que McNamara vai mostrar ao mundo

onda tejo gasoline 400 Conheça a onda ‘Gasoline’, que o surfista Garrett McNamara vai promover, no Barreiro, juntamente com a associação que lhe deu alma, numa ação da Turismo de Portugal, a ‘McNamara Surf Trip’. Veja o vídeo.

O surfista norte-americano vai estar na próxima segunda-feira no Barreiro, para surfar uma onda que é provocada pela passagem dos catamarãs do Grupo Transtejo.

A onda ‘Gasoline’, que o surfista norte-americano Garrett McNamara vai promover, é gerada mediante condições específicas, sendo que poderá atingir 150 metros de comprimento.

Para se formar esta onda, é necessário que esteja maré vazia, que seja hora de ponta e que o barco da Transtejo esteja cheio. Estas condições só estão reunidas em seis dias do mês.

O fenómeno também é recente, já que os velhos cacilheiros não tinham velocidade suficiente para gerar a onda, que se forma, naquelas condições, de 10 em 10 minutos.

McNamara entrará num dos catamarãs, no terminal fluvial do Terreiro do Paço, viajando em direção à praia do Bico do Mexilhoeiro no Barreiro, nesta iniciativa promovida pela Turismo de Portugal, no âmbito da ‘McNamara Surf Trip’.

O surfista norte-americano junta-se depois ao presidente da associação Gasoline, Ricardo Carrajola, e irá surfar a onda da margem sul do Tejo.

Garrett McNamara, que transportou para fora das fronteiras portuguesas as ondas gigantes da Nazaré, vai agora mostrar ao mundo este fenómeno não-natural, através de uma iniciativa que promete chamar à margem sul algumas dezenas de surfistas.

Há cerca de 10 anos que um grupo restrito de amigos surfa estas ondas do Tejo, que permitiram-lhes poder praticar o surf, modalidade que mais gostavam, à porta de casa.

Veja o vídeo da ‘Gasoline’:

Em destaque

Subir