Nas Notícias

Vídeo: Comunistas furiosos com veto de Marcelo

O PCP reagiu de forma dura ao veto presidencial no que toca à lei do financiamento dos partidos. Os comunistas falam numa “campanha de mentira, manipulação e má-fé” e avisam que vão acompanhar com atenção o trabalho do Presidente da República daqui por diante por causa de “campanhas públicas baseadas no populismo”. Veja o vídeo.

“Conhecendo o Presidente da República o alcance concreto das alterações, a sua decisão de veto, sem fundamento no seu conteúdo, que não é alterável pelas mentiras e manipulações que sobre elas foram bastamente produzidas, merece a discordância e crítica do PCP”, referem os comunistas.

“Ao contrário do que foi propalado as alterações visam corrigir inconstitucionalidades, diminuir a dependência dos partidos que o entendam face a fundos públicos e esclarecer aspetos que têm sido objeto de interpretações discricionárias e casuísticas”, referiu José Capucho, membro do secretariado do Comité Central do PCP, e que foi porta-voz da declarações, nesta quarta-feira.

Os comunistas criticam, neste sentido, o comportamento de Marcelo Rebelo de Sousa, que pediu mais “transparência” aos partidos (ver aqui).

“Tal decisão levanta uma questão a que o futuro responderá, sobre quais são os critérios do atual Presidente da República sobre questões de relevante importância face ao desenvolvimento de campanhas públicas baseadas no populismo.”

O PCP afirma ainda que espera que o documento seja devolvido a Belém sem mudanças.

“O PCP não vê nenhum motivo verdadeiro para que as alterações não sejam confirmadas pela Assembleia da República.”

Os comunistas salientam ainda que “não está, nem nunca esteve em causa, a prestação de contas e o seu rigor”.

O que o partido de Jerónimo de Sousa condena é “a invocação de regras para a ingerência, a devassa e o condicionamento da atividade e da liberdade de organização política”.

“Conhecem mal o PCP, um partido com uma história heróica de mais de 96 anos, os que pensam poder intimidar ou condicionar a sua luta sempre ao serviço dos trabalhadores, do povo e do país.”

Veja o vídeo das declarações dos comunistas:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=674WG2SRDANG

Em destaque

Subir