Ciência

Vídeo: Cientistas criam aparelho que consegue detetar várias doenças com o sopro

Foi criado um aparelho que consegue identificar até 17 doenças diferentes, apenas com o sopro.

A revista científica ACS Nano publicou um estudo em que revela a criação de um bafómetro que é capaz de identificar até 17 doenças diferentes. Os cientistas desenvolveram um aparelho semelhante ao que é usado nos testes de alcoolemia.

Através das análises realizadas com o aparelho, foi possível detetar várias doenças, entre as quais dois tipos de Parkinson, esclerose múltipla, doença renal, Crohn, e cancros dos pulmões, colorretal, da próstata e dos ovários, segundo conta o Business Insider.

“Um dos principais desafios de diagnóstico de doenças na era moderna é como podemos detetar a doença quando ainda nos estamos a sentir saudáveis”, explicou Hossam Haick, o investigador líder do Technion-Israel Institute of Technology.

O aparelho recebeu o nome de ‘Na-nose’ e é capaz de detetar uma doença nos estágios primordiais, podendo ser capaz de prever se as pessoas estão em alto risco de desenvolver certas doenças.

O aparelho foi testado em 1404 pessoas doentes e saudáveis em 9 locais do mundo, pelo que a taxa de precisão foi de 86 por cento.

Em destaque

Subir