Mundo

Vídeo: Uma cidade de túneis por baixo de Douma, palco do infame ataque químico na Síria

A RT, estação afeta ao regime russo, revelou imagens de uma ‘cidade’ escavada por baixo de Douma, a localidade na Síria famosa a nível mundial após um ataque químico cuja responsabilidade tem dividido o mundo.

De acordo com a televisão russa, a complexa rede de túneis foi escavada a uma profundidade de 15 metros, estendendo-se por vários quilómetros.

Suportada por pilares de metal, a ‘cidade subterrânea’ estava dotada de eletricidade e equipada com várias oficinas e fábricas, para além de… parques de estacionamento.

Para além de permitir uma deslocação dos guerrilheiros invisível aos satélites, o sistema servia também como armazém de armas, material e equipamentos.

Ainda segundo a RT, a rede de túneis foi escavada pelos jihadistas do Estado Islâmico (Daesh).

Estas ligações eram fundamentais para assegurar o controlo da cidade à superfície, Douma.

Alguns populares, citados na reportagem do canal russo, denunciaram que o Daesh levava civis para os subterrâneos, onde ficavam presos ou condenados a trabalhos forçados.

“Deixavam-nos à fome ou agrediam-nos. Quem se recusava a trabalhar não era alimentado”, pormenorizou uma testemunha.

A cidade de Douma, no sul da Síria, tornou-se famosa a nível mundial após um ataque químico a 7 de abril de 2018.

O Ocidente, liderado pelo Reino Unido, acusou o regime sírio de promover o ataque contra o próprio povo, sob cobertura da Rússia.

Em resposta, os russos acusaram os britânicos de pretenderem desviar as atenções do Brexit e lamentaram a “campanha russófoba” em curso.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=YHS3384SSYM8

Em destaque

Subir