Mundo

Vídeo: Cidade afogada em espuma tóxica

A diferença de Bangalore para uma festa de espuma na discoteca não é só no tamanho. A substância que cobre esta cidade da Índia é tóxica, colocando em causa a saúde pública. O trânsito, já de si complicado, ficou quase impossível com estas mininuvens por todo o lado.

Depois de um verão bem seco, as chuvas que antecedem as monções provocaram uma festa da espuma na cidade de Bangalore: só que é espuma tóxica.

O problema surge devido à poluição dos grandes lagos da região. As chuvas intensas da semana passada provocaram a formação de espuma tóxica nos lagos Varthur e Bellandur, como já ocorreu em anos anteriores, e desta vez também no lago Subramanyapura, a sul da cidade.

As vedações de arame construídas junto aos maiores reservatórios de água, precisamente para conter eventuais nuvens de espuma tóxica, mostraram-se ineficazes.

O cruzamento de Whitefield, por onde passa a grande maioria do trânsito de Bangalore, foi das zonas mais atingidas.

“Durante o fim de semana, os ventos fortes trouxeram a espuma tóxica para as ruas”, adianta Pravir B, ativista da organização Whitefield Rising: “Não adianta usar capacete porque a espuma entra na mesma e fica em contacto com a pele”.

“Todas as autoridades estão conscientes desta situação e é urgente resolver o problema”, exige Rakesh Singh, diretor da autoridade estadual de Desenvolvimento Urbano: “É preciso não esquecer que já sabíamos que isto estava para acontecer, pois a raiz do problema é a poluição dos lagos, que continua sem solução”.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=8B8UX1R8N3DS

Em destaque

Subir