Desporto

Vídeo: Ciclista recusa ultrapassar rival com bicicleta avariada

Uma prova em Puente Viesgo, Espanha, ficou marcada por um ato notável de um ciclista: Agustín Navarro permaneceu atrás de um adversário, Ismael Esteban, a quem avariou a bicicleta. Mas há mais… Esteban retribuiu o gesto. Veja o vídeo e conheça esta história fantástica.

O azar de Ismael Esteban: uma avaria na bicicleta perto da meta. A sorte de Ismael Esteban: ter atrás de si um rival que prefere o desportivismo ao triunfo fácil.

Certamente já riu com aqueles vídeos dos ciclistas que erguem os braços perto da meta, celebrando uma vitória por antecipação, e que acabam por cair e perder a corrida.

Pois bem. Em vez de uma gargalhada talvez se sinta melhor com o reconhecimento perante este ciclista, que se recusou a ultrapassar um adversário que, por culpa de uma avaria, concluiu a corrida com a bicicleta às costas, a correr.

Agustín Navarro é o herói desta corrida, por ter pedalado, devagarinho, atrás do seu rival, que terminou a prova em dificuldade. O peso que Esteban transportou às costas foi atenuado com o desportivismo, também nas suas costas, numa atitude notável.

Aconteceu no passado dia 8 de dezembro. Esteban seguia em terceiro lugar, quando viu a sua posição em risco, por culpa de uma avaria.

A menos de um quilómetro da meta, decide tomar a única decisão que o manteria em prova: correr com a bicicleta até ao fim da etapa.

Agustín Navarro poderia beneficiar desta má sorte, mas preferiu ser uma sombra. Uma sombra transformada em luz, no final da prova.

Não houve quem não reconhecesse esta atitude. Vitória, vitória, vitória, mesmo para quem não ganha.

O público aplaudia. Não assistia a uma luta ao sprint, como se deseja, mas testemunhava a grandeza de um homem.

Mas há o outro lado do desportivismo. É que Isamel Esteban ofereceu a Agustín Navarro o troféu pelo terceiro lugar. Há coisas incríveis no desporto, não há?

Carlos Lavin, um jornalista desportivo, fez o favor de registar este momento em vídeo e partilhá-lo no YouTube.

Veja o vídeo deste momento notável, que deixou o mundo do desporto a louvar Navarro.

Em destaque

Subir