PT Animal

Vídeo: Chimpanzés esquartejam e canibalizam o ex-líder que tentou voltar ao grupo

Um vídeo com imagens bem gráficas mostra a natureza como ela realmente é. O antigo líder de um grupo de chimpanzés tentou reassumir o comando, mas foi esquartejado e canibalizado pelos antigos súbditos.

É conhecida a agressividade nas batalhas entre diferentes clãs, pelo que o mais surpreendente deste vídeo é mesmo o tratamento dado a um elemento do próprio grupo, que ainda por cima fazia parte da ‘elite’ hierárquica.

Foudouko, o chimpanzé que chegou a ser líder do grupo, foi torturado, esquartejado e canibalizado por aqueles que antes foram camaradas e súbditos.

O ‘crime’ ocorreu quando Foudouko terá tentado regressar ao grupo, anos após ter sido expulso do mesmo, e assumido o comando.

Segundo os especialistas, há apenas nove casos documentados de ataques mortais dentro do próprio grupo.

Foram registados “ataques por vários chimpanzés ao cadáver, os mais frequentes por um jovem adulto macho e por uma fêmea idosa”, adiantou uma equipa de primatólogos liderada por Jill Pruetz.

Este investigador, que dirige o Projecto Chimpanzés da Savana de Fongoli, acrescentou que as principais barbáries terão sido cometidas pela mãe dos dois irmãos que agora são os machos alfa e beta.

“A fêmea que mais canibalizou o corpo é a mãe dos dois machos que dominam a hierarquia. Os filhos dela são os únicos que na verdade não atacaram o corpo com agressividade”, explicou Pruetz.

Em destaque

Subir