Mundo

Vídeo: Cayla, a boneca inocente que de inocente não tem nada

Chama-se Cayla e é uma boneca que se apresenta inocente, sem perigos para as crianças, mas que, afinal de contas, apresenta um perigo, de acordo com a Agência Federal de Redes alemã, que determinou a recolha do brinquedo. Veja o vídeo.

Autoridades alemãs aconselharam os pais a destruir a boneca, que pode ser alvo de hackers, obter informações pessoais e, em casos extremos, permitir um contacto entre um estranho mal-intencionado e as crianças.

Tirar um brinquedo das mãos de uma criança pode ser a ação mais correta de um pai, se o brinquedo é a célebre Cayla, que tem a particularidade de poder ser controlada à distância e de estabelecer um contacto com os menores.

A boneca responde a perguntas, sendo que todas as ‘conversas’ são gravadas num servidor. Porém, o software tem uma vulnerabilidade, que fez lançar um alerta.

De acordo com a Agência Federal de Redes, há um perigo real de um estranho poder falar com as crianças através da boneca.

Hackers poderão recorrer a um dispositivo bluetooth embutido na boneca para estabelecer um diálogo.

A Cayla tem tudo o que é necessário para criar esta ligação entre um desconhecido e a vítima: um microfone, altifalantes e um mecanismo que pode ser pirateado.

Em teoria, um hacker poderia estabelecer um diálogo com a criança, através da boneca, dando ordens a um menor para conseguir, por exemplo, marcar um encontro.

A venda da boneca foi proibida, na Alemanha, país que adotou regras rígidas de proteção de dados e defesa da privacidade.

A empresa Genesis Toys, que produz a boneca, ainda não comentou o caso.

Refira-se que este não é o primeiro caso de alerta para os chamados “brinquedos conectados”.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir