Nas Notícias

Vídeo: A casa dos ‘okupas’ em Lisboa que a PSP está a desocupar

Um prédio da Câmara de Lisboa habitado por ‘okupas’ desde setembro está hoje a ser desocupado pela PSP. A Assembleia de Ocupação de Lisboa (AOLX) mostra, em vídeo, como estava a recuperar o edifício.

À data, a AOLX justificou a ocupação como uma medida de protesto contra a especulação imobiliária em Lisboa, onde a subida brutal das rendas tem forçado famílias a abandonarem as casas onde sempre viveram.

“Era uma casa muito engraçada”. Assim começa o vídeo que relata a história recente do número 69 da Rua Marques da Silva, propriedade da Câmara de Lisboa e ocupada desde setembro de 2017.

Cecília, que habitou nesse prédio entre 1978 e 2000, recorda como era a casa da família, antes de ter sido colocada pela Câmara na zona de Martim Moniz.

O edifício, municipal, foi ocupado a 15 de setembro. Hoje de manhã, a PSP deu início à desocupação.

“A polícia chegou e rebentou a porta”, relatou Tiago Duarte, da AOLX, garantindo que as autoridades não mostraram a ordem de despejo, que teria de estar assinada pelo vereador do Urbanismo.

“O regulamento da câmara diz que tem de haver uma notificação de 90 dias úteis que eles não apresentaram. Até agora, não há qualquer documento que justifique isto”, insistiu.

Tiago Duarte salientou ainda que a AOLX tem feito “várias obras de renovação”, permitindo que haja pessoas a habitar (ainda que em regime temporário) um prédio que se encontrava devoluto.

Ainda segundo a associação, a Câmara de Lisboa não deu “qualquer resposta” aos pedidos de contacto da AOLX, que estaria a “desenhar uma espécie de programa de rendas convencionadas, para distribuição dos seis fogos através de concurso público”.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=XMBG745B54YK

Em destaque

Subir