Nas Notícias

Vídeo: Captura de pombos em Lisboa gera indignação no Facebook

Um vídeo publicado no Facebook mostra um grupo de pessoas, alegadamente funcionários da Câmara de Lisboa, a capturar pombos. O registo foi parar ao Facebook e deu origem a uma polémica. Veja as imagens.

Uma captura de pombos, feita por funcionários da autarquia lisboeta, foi registada num vídeo que viria a ser publicado no Facebook, gerando polémica.

Na área da higiene urbana, o município de Lisboa assume que faz “capturas”, de acordo com calendário definido, e posterior “envio de amostras” para o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária”.

O objetivo desta medida é proceder a uma “pesquisa de agentes patogénicos, incluindo vírus da gripe aviaria”.

“Os incómodos causados pelos pombos na cidade traduzem-se em riscos para a saúde pública através da transmissão de agentes patogénicos existentes nas aves”, pode ler-se, no site da Câmara Municipal de Lisboa.

A autarquia salienta que “o contacto com as fezes, ectoparasitas e penas pode causar problemas alérgicos, quer a nível respiratório, quer outros”, bem como “transmitir doenças como a salmonelose, a criptococose, a ornitose, especialmente aos grupos mais vulneráveis da população (crianças, idosos e imunodeprimidos)”.

Porém, há ainda um desconhecimento da população relativamente a esta matéria, pelo que as imagens de uma captura de pombos perturbaram alguns cidadãos.

“Neste vídeo observam-se funcionários da Câmara de Lisboa a aliciar pombas com alimento, que depois são gaseadas e capturadas com rede automática. Alguém que filmou o acontecimento foi interpelado pelos funcionários e ameaçado com a chamada da polícia, que aliás costuma estar presente nestas sessões de tortura”, pode ler-se, na descrição desse registo, publicado no Facebook.

A propósito: sabia que alimentar pombos é proibido?

A funcionária confronta o autor do vídeo e lembra-o dos direitos à privacidade. Mas a verdade  é que o registo acabou mesmo por ser partilhado:

Pelo direito de TODXS ao espaço público!

Neste vídeo observam-se funcionários da Câmara de Lisboa a aliciar pombas com alimento, que depois são gaseadas e capturadas com rede automática. Alguém que filmou o acontecimento foi interpelado pelos funcionários e ameaçado com a chamada da polícia, que aliás costuma estar presente nestas sessões de tortura. A Câmara de Lisboa continua a torturar e gasear pombas tendo em vista o seu extermínio, invocando pretextos como a saúde pública e a manutenção de edifícios e outras estruturas. A captura e esterilização e a criação dos pombais contracetivos são alternativas, inclusive já a ser colocadas em prática na vizinha Espanha ( http://www.elmundo.es/cataluna/2016/11/25/583878bfe5fdeadd098b45d4.html ), ao assassínio e tortura destas animais que connosco vivem e partilham o espaço publico. Então porquê a persistência na identificação das pombas enquanto pragas e perigos para a vida humana? Para não variar – Capital – capital em detrimento das vidas, em detrimento das comunidades, em detrimento do espaço público que é de todxs. Há uns meses atrás tivemos a própria DECO, que segundo se diz é gestora de alguns condomínios, a fazer campanha suja contra as pombas. Governo e manipuladores de opinião pública juntam-se às empresas de extermínio de “pragas “ num festim de controlo, higienização e lucro enfadonhamente típicos do Capitalismo, promovendo a tortura e matança de outras animais, perpetuando o especismo, esse sim, uma autêntica praga e perigo para todas as saúdes. Pedimos que por favor viralizem este vídeo, denunciem e exijam à CML um trato alternativo também para as pombas e apelamos a que intervenham, impedindo ou dificultando estas ações sempre que as presenciarem: Bater palmas, correr, apitar, promover um beijaço, improvisar uma sessão de teatro, uma zanga ao telefone, tudo são formas excelentes de acção directa contra esta e outras atrocidades.Para mais informações sobre saúde pública, desmantelamento de mitos bacocos e factos fascinantes sobre pombas por favor consultem:Mis amigas las palomashttp://www.misamigaslaspalomas.org/Pela Vida e Dignidade dos Pomboshttps://www.facebook.com/Pela-Vida-e-Dignidade-dos-Pombos-976795469007974/Associação Defesa Pombos Citadinoshttps://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Defesa-Pombos-Citadinos-227932000890830/POR TODAS!#animalliberation #smashspeciesism #naoaoespecismo #veganism #especismo #veganismo #speciesism #pombaslivres #freepidgeons

Publicado por Rata Dentata em Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2016

Mais partilhadas da semana

Subir