Mundo

Vídeo capta acidente entre duas lanchas junto à costa do Brasil

Um vídeo captou um momento em que duas lanchas colidem, perto da Ilha das Palmas, na baía de Santos. As autoridades marítimas brasileiras estão a investigar um acidente que não provocou feridos, mas um enorme susto para as tripulações. Veja as imagens.

O choque deu-se perto da Ilha das Palmas, na passada terça-feira, num momento em que uma pessoa tinha a câmara de vídeo ligada. Nas imagens, pode ver-se uma aproximação negligente de uma das embarcações, que em alta velocidade se dirige em direção a outra, provocando gritos de pânico.

“Como ele fez isso?!”, pergunta, surpreendida, uma mulher.

Não se verificaram feridos, mas as lanchas ficaram com danos nos cascos, alguns dos quais visíveis no vídeo, que se transforma: em vez do registo de um passeio tranquilo passa a filmar os efeitos do embate.

O acidente ganhou grande mediatismo nas redes sociais, o que pressionou a Capitania dos Portos de São Paulo a abrir uma investigação, com o objetivo de apurar responsáveis. E segundo a imprensa local, também a Marinha do Brasil abriu um inquérito.

As duas embarcações conseguiram navegar até à costa e permanecem em marinas diferentes. Já foram realizadas as vistorias necessárias.

O jornal A Tribuna escreve que uma das lanchas, chamada Drika Brother, onde estava a ser feita a gravação, “navegava em velocidade aproximada de 37 quilómetros por hora, ou cerca de 20 nós”. A lancha ‘Again’ seguia a cerca do dobro da velocidade.

Um especialista, Guilherme Kodja, aponta um culpado, em declarações àquele periódico brasileiro.

“Não houve respeito quanto a forma de pilotar”, assinala, destacando “excesso de velocidade”, numa zona normalmente muito movimentada, procurada para a prática de diferentes desportos náuticos.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir