TV

Ace, o cão-guia que conheceu Pluto, o seu herói (vídeo)

Ace, um cão que está a ser educado para ‘trabalhar’ como guia, foi à Disneyland e teve a oportunidade de conhecer o seu herói: Pluto.

Ace, que está a aprender a ser um cão-guia na Guide Dogs of America, foi à ‘terra dos sonhos’ da Disney no âmbito de um treino de socialização, mas nunca lhe deve ter passado pela cabeça a ideia de que iria conhecer um dos ‘cachorros’ mais famosos do mundo.

“Foi a primeira vez que o trouxe à Disneyland e foi uma boa experiência para ele, portou-se muito bem”, adiantou Sandy Steinblums, o técnico que está a ensinar Ace a ‘ver’ pelos humanos.

“O que não se vê no vídeo foi o que aconteceu a seguir. Eu mandei-o ficar parado durante alguns minutos e o Pluto ia tentando desconcentrá-lo”, adiantou o técnico, elogiando a postura do ‘aluno’.

De acordo com o instrutor, Ace ficou excitado ao ver o Pluto (que cachorrinho não ficaria?), mas alguns segundos bastaram para o cão se lembrar que esse comportamento é prejudicial para quem tem de guiar uma pessoa invisual.

“Ele começou a aprendizagem no final de janeiro. A minha função, como voluntário, é ensiná-lo a socializar e a obedecer. Esta visita foi um treino de exterior e eu, naquele momento, estava longe demais para o poder corrigir, mas que diabo… Ele portou-se lindamente! É o meu menino e estou muito orgulhoso dele e de todas as personagens da Disney por serem tão simpáticas e prestáveis”, complementou Sandy Steinblums.

Ace vai ter mais entre seis a nove meses de formação até ser graduado como cão-guia. “Só depois poderá ser emparelhado com um parceiro humano”, salientou o instrutor, referindo-se ao invisual que irá beneficiar de todo este trabalho.

A Disneyland, por ser “um ambiente com altos níveis de stress”, tornou-se num excelente local para o treino de sociabilização, permitindo aos técnicos analisarem as múltiplas interações que os cães em aprendizagem para guias vão desenvolvendo.

https://www.facebook.com/mydisneydorks/videos/vb.1489762824572578/1726147297600795/?type=2&theater

Em destaque

Subir