Nas Notícias

Vídeo: ‘Café pendente’ ganha versão em fatia de pizza

pizza pendente Lembra-se do ‘café pendente’, que pode deixar pago para ser bebido por alguém que não o consiga pagar? Em Filadélfia o conceito foi adaptado às pizzas. A Rosa’s Fresh Pizza já deu mais de 8400 fatias aos sem-abrigo.

A ideia surgiu com os cafés e começou a disseminar-se pelos países mais desenvolvidos: uma pessoa toma uma chávena, mas paga duas. Assim, um café fica ‘pendente’ para ser servido a quem não o possa pagar.

Em Filadélfia, nos EUA, o conceito foi adaptado às pizzas, na Rosa’s Fresh Pizza.

A ideia da ‘fatia pendente’ partiu de um cliente, como contou o proprietário da pizaria, Mason Moore.

“Os clientes sabem que temos um negócio simples, com cada fatia a custar um dólar. Um dia, um cliente perguntou-me se podia deixar uma fatia paga para um sem-abrigo que nem sequer tivesse um dólar”, recordou.

Mason Moore anotou o pedido pendente num ‘post-it’, para que não caísse no esquecimento. Só que a generosidade desse primeiro cliente tornou-se viral e o balcão ficou sem espaço para guardar tantos papelinhos.

Em breve, quase todas as paredes da sala ficaram cobertas com os coloridos ‘post-it’. O sistema informático foi corrigido para permitir a ‘fatia pendente’, mas os clientes continuavam a deixar mensagens e desenhos.

A Rosa’s Fresh Pizza alimenta, por dia, entre 30 a 40 pessoas sem-abrigo, estando todas as fatias pagas por desconhecidos.

Em apenas nove meses, foram pagas mais de 8400 fatias ‘pendentes’ de pizza.

Em destaque

Subir