Nas Redes

Vídeo: Bombeiro resgata gato com jato de água e gera indignação

O vídeo de um resgate de um gato, em Ponte de Lima, está a provocar indignação nas redes sociais. Um bombeiro usa uma mangueira com jatos de alta pressão e acaba por provocar a queda do animal, que ficou ferido. As imagens não são aconselháveis a leitores mais sensíveis.

O caso ocorreu na freguesia de Arca e Lima, em Ponte de Lima, e é denunciado pela Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua.

No passado dia 15, aquela associação recebeu um pedido de ajuda: um pequeno gato subira a uma árvore, o que levou a um contacto com os bombeiros, para solicitar o devido socorro.

Acontece que a missão foi desadequada. Um bombeiro usou um jato de água, o que precipitou a queda do animal de uma altura assinalável.

O vídeo é violento, pelos gritos de desespero e choro de algumas pessoas – presumivelmente os donos do gato.

Os bombeiros foram confrontados. “Que trabalho é este? Mais valia deixarem o gato como estava. Mais valia teres estado quieto”, ouve-se.

O homem que realizou o resgate está identificado e foi alvo de queixas, uma das quais do PAN. O caso já chegou ao Ministério Público.

“É este o procedimento comum inicial para resgatar um gatinho (animal doméstico protegido pela lei contra abusos e maus-tratos contra animais de companhia) assustado de uma árvore?”, pergunta a associação.

“Temos o maior respeito pelas forças da paz. Tantos excelentes exemplos que vemos quase todos os dias deixam-nos esperançados, mas este caso levanta-nos dúvidas muito concretas e precisamos perceber o que se passou. Não vale a pena vir dizer que queremos enxovalhar os bombeiros. Pelo contrário, só queremos a verdade que enobrece a todos”, realça aquela associação.

Entretanto, os bombeiros já reagiram e revelam que, estando o gato bem, estão agora preocupados com o bombeiro em causa, alvo de ataques mediáticos.

As imagens:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=NAMHOGGUSG52

Em destaque

Subir