Nas Notícias

Vídeo: Autocarro imune a engarrafamentos testado na China

O Transit Elevated Bus (TEB), autocarro que circula imune ao trânsito, foi apresentado nesta terça-feira, província de Qinhuangdao, na China. O TEB não só alivia o tráfego como incita ao uso de transportes públicos. Veja o vídeo.

Este inovador autocarro viaja por cima do trânsito. Tem 22 metros de comprimento, 7,8 de largura e 4,8 metros de altura. Pode transportar até 1200 passageiros.

Imagine-se parado no trânsito, até que surge, por cima do seu automóvel, um autocarro gigante, capaz de circular na mesma estrada, mas sem qualquer constrangimento.

Eis o ‘Transit Elevated Bus’, cujo nome exprime, na perfeição, o seu conceito. Este autocarro circula por cima do trânsito, o que evita que seja um elemento de ocupação da via.

Torna-se no transporte público perfeito, já que não está sujeito a engarrafamentos. A sua estrada situa-se muito acima do solo.

A cabina para os passageiros será no topo de um arco com quatro metros de altura, com as laterais a assentarem em carris. Isto significa que o ‘rés do chão’ (até aos dois metros) fica livre para os restantes veículos.

A primeira apresentação do TEB ocorreu em Pequim, com um exemplar em pequena escala, mostrado ao público de uma exposição na capital da China.

Agora, surge o verdadeiro, na sua real dimensão, apresentado na província chinesa de Qinhuangdao. O primeiro autocarro circulou cerca de 300 metros.

Consegue transportar 1200 passageiros e será mais barato do que o metro, prevendo-se que esteja pronto para circulação até ao final do ano.

Os criadores deste veículo acreditam que nasça uma rede que possa fazer chegar o veículo a cada vez mais cidades.

As estimativas apontam para uma redução de 30 por cento no trânsito e de 860 toneladas de combustível por ano (parte da alimentação é feita através da energia solar), o que representa um corte de 2640 toneladas de dióxido de carbono libertado por transportes.

Veja o vídeo e conheça o TEB, que resulta de uma nova forma de olhar não só os transportes, mas também as grandes cidades.

Em destaque

Subir