TV

Vídeo: Assim se fabrica o comboio supersónico da SpaceX de Elon Musk

Há anos, Elon Musk antecipava um meio de transporte à velocidade do som. Agora, há um concurso para desenvolver as cápsulas do Hyperloop.

O Hyperloop é um sistema de transporte em túneis selados a vácuo. É como um comboio, mas em vez de andar em cima de carris anda dentro de um tubo gigantesco.

A ficção científica começou agora a tornar-se em realidade com o Hyperloop Pod Competition, um concurso da Space X para estimular o desenvolvimento das cápsulas para transporte de pessoas e mercadorias à velocidade do som.

Os 30 protótipos finalistas, que ‘sobreviveram’ a uma fase em que competiram 115 equipas, começaram a realizar ‘ensaios de pista’.

Mas só mesmo três foram apurados para a etapa decisiva, realizada num circuito com 1,6 quilómetros de extensão: o Delft University of Technology, o WARR Hyperloop de Munique e o MIT.

Os melhores resultados foram obtidos pelo Delft Hyperloop, o mesmo protótipo que tinha sido distinguido com os prémios para melhor design e segurança estrutural.

O protótipo mais rápido foi o do WARR Hyperloop, enquanto a equipa do MIT conquistou o prémio de segurança e fiabilidade.

Em destaque

Subir